#Republicando* Cabelos: tratamento para cada tipo de fio

Oi meninas, como estão? Esses dias na internet, vi no site da revista M de Mulher (da editora Abril) um especial para cabelos danificados. No post, a autora dá dicas de quais produtos usar para proteger e cuidas dos seus fios, dependendo da sua espessura.

cabelo danificado 1Fino danificado

Este tipo é dificil de conseguir volume. E, para piorar, sua parte “danificada” da equação torna a tarefa duplamente desafiadora: é preciso produtos de tratamento que não deixem os fios grudentos. Equilibre volume e hidratação para dar vida às madeixas.

Xampu
Baseie-se no seu couro cabeludo: se a raiz fica oleosa no dia da lavagem, ele é oleoso; se fica irritado e de vez em quando descama, é seco.
Couro cabeludo oleoso se beneficia com um xampu sem sulfato ou cloreto de sódio. Boa opção: (1) Shampoo Reconstrução Estrutural Progressiva, Seda.
· Couro cabeludo seco? Piritionato de zinco ou extrato de cenoura irão prevenir a coceira e a descamação. Experimente: (2) Hair Solution Restauração Shampoo Nutri Ativo, Adcos.

Condicionador
Ingredientes como glicerina (amacia as escamas), óleo de geleia real (intensifica o brilho) e proteína de aveia ou trigo (dá força). Use: (3) Condicionador Mythic Oil, L’Oréal Professionnel.
Invista em uma hidratação profunda uma vez por semana com uma máscara com óleo de castanhas ou de gérmen de trigo. Truque: antes do xampu, aplique a máscara da metade do comprimento para baixo nos fios secos e deixe  agir por 15 minutos.

Finalizadores
Produtos com álcool são proibidos, eles ressecam o cabelo. Um spray com náilon, partículas de polietileno ou poliquatérnio reforça fios finos. Use: (4) Mousse Luxurious Volume, John Frieda. Passe o produto nos dedos e distribua pela raiz, como se estivesse penteando com as mãos. Seque os fios puxando para cima. Use uma escova de cerdas de plástico. O material vai ajudar a encorpar e amaciar os fios.

cabelo danificado 4

Médio danificado

Bonitas aos olhos, mas nem tanto ao toque. Muitos processos de estilização (como uso constante da chapinha) ou sessões de coloração causam pontas duplas, frizz e opacidade. Fortaleça os fios com proteínas. Elas dão vida nova a eles e previnem contra a quebra.

Xampu
Danos devido ao uso do secador são resolvidos com elementos como a elastina hidrolisada que melhora a flexibilidade do fio e ceramidas ou ácido hialurônico (hidratam). Use: (1) Shampoo Revitalizante Plástica de Argila, Cadiveu.

Condicionador
Quem muda a cor de cabelo com frequência ou faz alisamento precisa de proteínas fortificantes ou queratina, presente no (2) Condicionador Fortificante, Monange.
Uma vez por semana, use uma máscara rica em elastina e ácidos graxos da metade do comprimento em direção às pontas. Esses ingredientes proporcionam flexibilidade.

Finalizadores
Lembrete para todos os produtos que for usar: as regiões danificadas do cabelo tendem a ter carga negativa. Ingredientes com cargas positivas, tais como poliquaternios e bis-aminopropil dimeticona, reforçam fios fracos e previnem danos causados pelo calor do secador. Novidade: (3) Sérum Fibre Architecte, Kérastase.
Para criar ondas, use um gel sem álcool nos fios úmidos em uma mecha larga por vez, torcendo de leve cada uma delas. Deixe secar naturalmente ou use um difusor.
Se quer alisar, use um produto com ação defrisante em todo o cabelo úmido.

cabelo danificado 5

Grossos danificados

Difícil de controlar; para isso, é possível que você o exponha a processos como escovação ou alisamentos (que farão com que os fios fiquem mais desobedientes devido aos danos externos). Mime suas madeixas com máscaras e antifrizz potentes.

Xampu
Produtos com muita espuma – sinal de alta concentração de detergente – desidratam.,Óleos de gérmen de trigo e de abacate são óleos que penetram nas cutículas, além de manteigas como a de murumuru, presente no (1) Shampoo Creme Multi-Controle Absolut Control, L’Oréal Professionnel.
Procure nos rótulos o benefício da hidratação. Assim, os fios tiram proveito dos agentes de tratamento enquanto são limpos.

Condicionador
Produtos com dimeticona, cloreto de berrentrimônio ou cloreto de esteralcônio hidratam os fios. Duas vezes por semana, espalhe no cabelo seco (evite a raiz) um produto com esses reagentes. Deixe agir por 3 minutos, lave com xampu e condicionador. Use: (2) Natura Plant Revitalização Pós-Química Condicionador. Use os dedos ou um pente de madeira com dentes largos para desembaraçar.

Finalizadores
Se for usar secador, vá de leave-in antifrizz e protetor térmico com proteína da seda hidrolisada ou óleo de macadâmia. Para realçar ondas, aplique nas mechas úmidas um finalizador indicado para fios ondulados ou cacheados (quantidade equivalente a uma moeda de R$ 1), torcendo-as ao espalhar o produto. Use: (3) Awapuhi Wild Ginger Hydro Cream Whip, Paul Mitchell. Seque naturalmente ou com difusor.
Você não precisa abusar da queratina. O excesso dela pode fazer seus fios perderem a elasticidade. Eles necessitam é de sais minerais (cauterizam as cutículas).

cabelo danificado 6

Agora é só abusar!

1 despedida de post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s